terça-feira, 28 de setembro de 2010

O engodo da Petrobras - Olhos abertos!!!

Deixe-me entender.
O mega hiper negócio universal do gênio Lula tem os seguintes ingredientes:
Analistas técnicos especialistas em ações, através dos dados de mercado, têm claro e cristalino que os investidores têm reduzido suas posições na Petrobras desde que o governo anunciou os "grandiosos" planos de retirar petróleo do pré-sal. Ou seja, há um ceticismo diante de tanto otimismo utilizado em plataforma claramente política.
Agora, após a megaoperação anunciada pelo gênio Lula, temos a seguinte informação veiculada pelo jornal Valor de hoje, e que antes não era clara para o mercado:
O Tesouro Nacional, fez um empréstimo ao BNDES de R$30 bilhões, à taxa de 4,75%. O BNDES aumenta a posição na Petrobras de 7,7% para 11,5%. O Tesouro paga 10,75% ao investidor, e o BNDES fica com TJLP de 6%.
Isto, se der tudo certo.
Com isto, você, contribuinte, cidadão, eleitor, e palhaço, está investindo o valor do prejuízo, para que o seu líder-gênio-mor, possa bradar que "conseguiu" um feito fantástico, nunca antes neste universo.
Mas analise ainda o seguinte:
1- O pré-sal é uma promessa, que pode ou não acontecer, cujos planos têm ingredientes imprevisíveis.
2- Ninguém sabe quanto vai custar.
3- Ninguém sabe quanto tempo pode levar.
Agora, pense o seguinte: você prefere ver a Petrobrás tirando óleo do fundo do mar ou ter o seu dinheiro investido na educação (financiamento à escolas), saúde (financiando construção de hospitais) e segurança (financiando aparelhamento da polícia.
Sinceramente, tenho a opinião que o governo deveria capitalizar o BNDES e Tesouro com a venda total da Petrobras, e ganhar com os impostos e direitos de exploração, e investir em infra-estrutura para o ambiente geral dos negócios de todo pais.
Assim, acabaria também a farta distribuição de cargos e corrupção do próprio governo, de custos incalculáveis para o povo.
Ah, tudo indica que essa capitalização vai dar prejuízo aos fundos de pensão, ao BNDES e Tesouro. Fiquem de olho, que o grande gênio engana alguns, mas não todos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário